Dengue

A dengue é transmitida pela picada de um mosquito infectado. É uma doença que afeta pessoas de todas as idades, com sintomas que incluem febre baixa ou alta, acompanhada de forte dor de cabeça, dor retro-ocular (atrás dos olhos), mialgias e artralgias e exantema. A doença pode progredir para formas graves, caracterizadas principalmente por choque, dificuldade respiratória e/ou comprometimento orgânico grave. A dengue tem comportamento sazonal, ou seja, no Hemisfério Sul a maioria dos casos ocorre durante o primeiro semestre do ano, porém, no Hemisfério Norte os casos ocorrem principalmente no segundo semestre. Esse padrão de comportamento corresponde aos meses mais quentes e chuvosos.

Nas Américas, o principal vetor responsável pela transmissão da dengue é o mosquito Aedes aegypti.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue incluem:

  • Febre alta repentina
  • Dores intensas nos músculos e articulações (conhecida como “febre quebra-ossos”)
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Cansaço extremo
  • Erupções cutâneas (manchas vermelhas no corpo)
  • Náuseas e vómitos

Nos casos mais graves, como a dengue hemorrágica, pode ocorrer sangramento, queda da pressão arterial e complicações que podem ser fatais.

Como se prevenir da Dengue?

MÉTODO DE PREVENÇÃO

A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação ao mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d’água. Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.
Assim como outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e o Zika vírus, a Dengue não possui vacina e nenhum medicamento ou tratamento específico. Geralmente, quando se iniciam os sintomas da dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e paracetamol para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, um médico deve ser consultado.

Dengue mata?

Sim, a dengue pode ser fatal, especialmente em suas formas mais graves, como a dengue hemorrágica ou a síndrome do choque da dengue. Nessas situações, o vírus causa complicações sérias, como hemorragias internas, falência de órgãos e choque circulatório, o que pode levar à morte se não for tratado rapidamente.

No entanto, a maioria das pessoas que contraem dengue desenvolve formas mais leves da doença e se recupera completamente, principalmente com o diagnóstico precoce e os cuidados médicos adequados. A prevenção, como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é essencial para reduzir os riscos.

Posso tomar remédio para dengue?

Não, não pode tomar por conta própria, consulte com um médico ou vá até um posto de saúde para ser atendido(a). O uso de medicamento por conta própria pode por em risco a sua saúde, em casos de Dengue o médico deverá ser consultado.

Locais onde a dengue se manifesta com facilidade

A dengue é mais comum em áreas tropicais e subtropicais, onde o clima é quente e úmido, pois estas condições são ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor do vírus. Os locais onde a dengue costuma manifestar-se incluem:

  1. Áreas urbanas e periurbanas: A dengue é mais prevalente em cidades, onde há maior concentração de pessoas e objetos que podem acumular água parada.
  2. Água parada: Qualquer lugar que acumule água, como vasos de plantas, pneus velhos, caixas d’água abertas, calhas e recipientes plásticos, é perfeito para a reprodução do mosquito.
  3. Clima tropical e subtropical: Regiões quentes e húmidas, como países da América Latina, Sudeste Asiático e África, são os mais afetados, especialmente durante a estação das chuvas.

O mosquito prolifera-se em locais com água parada, por isso é essencial eliminá-los para prevenir o surto de dengue.

Leia mais

ARVORES DE NATAL DICAS DE COMO MONTAR DA MELHOR FORMA

ACESSE NOSSO GRUPO EXCLUSIVO

Rolar para cima